IAC – Instituto de Arte Contemporânea inaugura Novo Espaço e Comemora a sua Primeira Sede Própria
14 de março de 2020, das 11h às 18h
Av. Dr. Arnaldo, 126 – São Paulo
“Luzes da Memória”, exposição inaugural, concebida especialmente para a ocasião, com curadoria do crítico Ricardo Resende e de Marilúcia Bottallo, museóloga e diretora técnica do IAC, a exposição apresenta projetos inéditos de artistas que em 2019/2020 passaram a confiar seus arquivos ao Instituto de Arte Contemporânea.
ABERTURA DIA 13/03 ÀS 19H
O IAC – Instituto de Arte Contemporânea – e o MUBA apresentam a exposição Sérvulo Esmeraldo: Linguagens múltiplas. Nascido no Crato, Ceará, o artista completaria 90 anos em 27 de fevereiro de 2019. Tendo vivido em Paris entre 1957 e o final dos anos 1970, a mostra apresenta os processos desenvolvidos pelo artista durante esse período e destaca distintas facetas criativas de Sérvulo Esmeraldo.
O IAC – Instituto de Arte Contemporânea apresenta a exposição Da figura à abstração geométrica, com curadoria de Regina Teixeira de Barros. A mostra pretende apresentar os primórdios da chegada da arte abstrata no país por meio de uma seleção de trabalhos de artistas brasileiros ou residentes no Brasil, em início de carreira entre os últimos anos da década de 1940 e a primeira metade dos anos 1950, cujos legados estão sob a salvaguarda do IAC
O IAC – Instituto de Arte Contemporânea apresenta a exposição Iole de Freias - Decupagem, com curadoria de João Bandeira. A mostra focaliza momentos diversos da produção de Iole de Freitas, desde os anos 1970 até a atualidade, acompanhando o desdobramento de questões que lidam com corpos e espaços. Tendo como elemento de ligação o desenho como conceito e como prática, apresenta obras em fotografia, vídeo, desenho e escultura.
ABERTURA EM 09/10/2017
O Instituto de Arte Contemporânea organizou a exposição IAC - 20 anos para
comemorar seus 20 anos de atividades ininterruptas. O IAC foi criado com o
objetivo de valorizar a arte contemporânea brasileira por meio de ações de
preservação e divulgação de Arquivos Pessoais de artistas modernos e
contemporâneos, em particular, nas suas expressões geométrica e construtiva.
Impregnada por um vasto repertório visual que o artista manipula com inteligência, sua produção exige do público um olhar ativo e ativador de suas propostas. Fiaminghi - Pensamentos Compostos é resultado do impacto e da provocação da obra do artista sobre o Grupo Experimental de Curadoria do Instituto de Arte Contemporânea e por meio da qual compartilhamos publicamente o privilégio de operar com o pensamento plástico de Fiaminghi e sua obra de possibilidades infinitas.
ABERTURA DIA 30/08
A exposição Sacilotto - em ressonância tem, antes de mais nada, o caráter de uma celebração, ao marcar a entrada para o fundo do IAC. A partir do estudo desse material, a proposta da curadoria foi de pontuar a exposição com obras de outros artistas, colocando o trabalho de Sacilotto em ressonância com o de seus contemporâneos. Ao todo, a exposição será composta por aproximadamente 60 obras de Luiz Sacilotto, entre pinturas e desenhos sobre papel e tela.
Essa exposição reúne, pela primeira vez, uma seleção de trabalhos de sua série Objetos Ativos (1959-1962), um dos momentos mais marcantes da arte neoconcreta.
Se as várias camadas na obra de Waltercio, entre elementos de composição e a tradução de seu poderoso arsenal intelectual, já não deixam o espectador escapar da surpresa e da reflexão, imagine-se o quão instigante pode ser uma exposição de Waltercio, organizada por ele, em um espaço dedicado a revelar o processo de trabalho dos artistas, o IAC – Instituto de Arte Contemporânea.
O IAC - Instituto de Arte Contemporânea coerente com seu programa de exposições apresenta "Lothar Charoux - Razão e Sensibilidade". Com curadoria da historiadora e crítica de arte Maria Alice Milliet, reúne cerca de 75 peças com apresentação de algumas obras inéditas.
ABERTURA 14 de Setembro
Com curadoria da historiadora e crítica de arte Maria Alice Milliet, reúne cerca de 75 peças com apresentação de algumas obras inéditas.
Curadoria de Rina Carvajal
Curadoria de Gloria Ferreira
Curadoria de Lorenzo Mammì